idioma Portugues Brasil Inglês Espanhol

FAQ ALIANÇA - PERGUNTAS FREQUENTES

Como escolher a melhor fechadura para minha porta?

É importante observar a espessura da porta, ela será o determinante para a medida de sua fechadura. A Aliança recomenda para suas fechaduras uma diferença de aproximadamente 10mm entre a porta e a fechadura, distribuindo 5mm para ambos os lados, está ação evitará o enfraquecimento da porta. Em caso de reposição deverá ser considerado a medida da fechadura antiga, verificar distância de broca, distância entre centros, tipo de guarnição (espelhos ou rosetas).

Qual altura devo instalar a fechadura?

É recomendado uma altura a partir do piso entre 1,00 m a 1,05 m.

O que é distância de broca?

Distância de broca, também chamada de backset, corresponde a medida entre o centro do canhão (local de posicionamento da chave) e a face da chapa testa.

O que é chapa testa e contra testa?

Chapa testa é a parte frontal do mecanismo da fechadura, sua medida deve ser observada para orientar a melhor espessura da porta (recomendável 10mm entre a chapa testa e a porta, deixando 5mm para cada lado). Contra testa é a peça instalada no batente da porta, é a peça que garante o travamento da lingueta em caso de tentativa de arrombamento da porta.

Quais as medidas mais usuais de fechaduras?

A Aliança oferece as medidas 40mm e 55mm de distância de broca, sendo estas as mais usadas no mercado. Existem também no mercado as medidas de 45mm e 70 mm.

Como é definido o lado de abertura de uma porta?

Deve-se olhar a porta pelo lado de fora, se as dobradiças estiverem instaladas do lado direito dizemos que a porta é direita, caso contrário dizemos que a porta é esquerda. Está observação determinará a necessidade de reversão ou não do trinco.

Quando não devo usar maçaneta tipo bola?

Preferencialmente maçanetas tipo bola devem ser usadas com fechaduras de broca 55mm, a Aliança oferece maçanetas tipo bola com diâmetros que possibilitam o uso em máquinas de 40mm, outros modelos com eixo da maçaneta descentralizado que torna sua aplicação possível em distâncias de broca inferior até mesmo a 40mm.

Como faço para medir a fechadura?

Basicamente duas medidas são necessárias para dimensionamento da fechadura, uma é a distância de broca e a outra é a distância entre centros, que é a medida do centro do cilindro, local onde é encaixada a chave, e o centro do furo onde é montada a maçaneta.

Quais as ferramentas necessárias para instalar a fechadura?

Toda fechadura Aliança é acompanhada de manual de instalação impresso na própria embalagem do produto, um conhecimento básico no manuseio de ferramentas é o suficiente para ser capaz de instalar a fechadura Aliança, pois todo o projeto foi pensado para facilitar a máxima simplicidade em sua instalação, sem perda de qualidade na segurança. Deve-se garantir o alinhamento entre as peças para que no fechamento da porta o trinco e a lingueta fechem suavemente e a porta não tenha nenhum tipo de atrito com a contra testa e/ou batente. Quando a porta não vier com furação, é recomendado o serviço de profissional qualificado para instalação, porém no caso do próprio consumidor instalar, é importante seguir as orientações do manual, também uma boa conversa e orientação do vendedor ajudam. As ferramentas básicas necessárias são: chave de fenda, chave philips, furadeira e acessórios, chave allen, formão, grosa, martelo, régua.

O que é uma fechadura de embutir e uma fechadura de sobrepor?

Fechadura de embutir é aquela que é montada, encaixada na espessura da porta. Portas e principalmente portões que impossibilitem o encaixe devido espessuras menores, utiliza-se fechadura de sobrepor. A fechadura de sobrepor é montada sobre a moldura da porta ao invés de embutimento ou encaixe nesta, evitando assim a fragilidade da porta.

O que significa porta interna e porta externa?

Portas internas são as que separam os ambientes de uma edificação, por exemplo a porta de um dormitório. Normalmente aplica-se para este tipo de porta as fechaduras chamadas internas, que caracterizam-se pela maior simplicidade de segredagem, a Aliança oferece este modelo de fechadura com chaves injetadas em Zamac, galvanizadas e possibilidade de 4 a 6 diferentes segredos. As portas externas são aquelas das entradas das edificações, dão para rua, estas exigem maior segurança em relação as internas, a Aliança oferece fechaduras com cilindros (tambores) possibilitando uma segredagem de 1.290 diferentes segredos para cilindro comum e até 14.000.000 de possibilidades de segredos em caso de uso de cilindro tetra.

Posso substituir um cilindro comum por um cilindro tetra sem ter que trocar minha fechadura?

Sim, as fechaduras de embutir Aliança (40mm e 55mm) foram projetadas, também pensando nesta facilidade, o centro de trabalho do mecanismo é o mesmo para os dois modelos de cilindros, para tanto faz-se necessário a troca do espelho ou roseta, pois o corpo do cilindro tetra é maior em um dos lados.

O que é um fechadura fixa ou maçaneta fixa?

Fechadura fixa ou com maçaneta fixa, é aquela onde a maçaneta não possui a ação de acionar o trinco, ficam posicionadas do lado de fora da porta. Este tipo de fechadura é empregada principalmente em estabelecimentos comerciais como consultórios por exemplo, mas também podem ser usadas em resisdências. O acionamento do trinco na parte externa só é possível com a utilização da chave (fechadura possui sistema de recuo do trinco). Importante: a Aliança oferece somente modelo tipo bola para maçanetas fixas, pois maçanetas tipo alavanca possibilitam a quebra do sistema, está quebra não possibilita o acesso ao ambiente porém gera incoveniências para o cliente consumidor.

O que é trinco reversível?

É um sistema projetado para facilitar e evitar erros na instalação das fechaduras Aliança, pois possibilita a reversão (troca de posição) do trinco. Então independente da porta ser direita ou esquerda, nosso cliente pode fazer facilmente o acerto da posição no momento da instalação da fechadura.

Posso instalar um puxador em minha porta sem ter que trocar a fechadura?

Não, para uso do puxador é necessário também a utilização de fechaduras tipo rolete, esse tipo de fechadura dispensa a necessidade de utilização de maçanetas e torna possível o encosto e travamento suave da porta através de seu sistema. A Aliança oferece fechaduras tipo rolete na versão de 55 mm e Puxadores com medidas variando entre 300, 400, 600, 1000 mm com perfis tubulares e planos.

Como posso limpar minha fechadura?

Para limpeza da fechadura Aliança é indicado o uso de pano macio ou flanela umedecidos com água, uma mistura com sabão neutro possibilita a remoção de óleo e sujeiras mais pesadas acumuladas. Após a limpeza usar um pano macio ou flanela, secos e limpos para secar. Jamais deve ser usado qualquer tipo de solvente ou produtos abrasivos, sobre o risco de danificar a película de proteção do acabamento das guarnições. Para lubrificação do cilindro utilizar óleo mineral, não usar grafite para lubrificação dos cilindros Aliança.

Posso ter uma única chave para abrir todas as portas?

Existe a possibilidade, o meio para isso chama-se mestragem. Porém algumas condições devem ser atendidas, como por exemplo as fechaduras devem ser do tipo externas. Nosso cliente pode obter maiores informações e orientações através de nosso SAC.

Tenho alguma garantia na minha Fechadura?

Sim, a Aliança disponibiliza uma garantia de 5 anos para suas fechaduras, desde que não tenham sido violadas. Maiores informações podem ser obtidas através de nosso SAC.

O que significa as informações da etiqueta da embalagem da minha fechadura: Tráfego, Resistência à Corrosão, Grau de segurança?

Conforme classificação da ABNT NBR 14913, diz resumidante: Tráfego- refere-se a frequência de uso, classifica-se em intenso (residências, escritórios,etc), em médio (residências, consultórios, etc), ou leve (comunicação entre cômodos de uma residência). Resistência à corrosão- refere-se ao quanto o revestimento da fechadura suporta ao ser exposta a condição extrema (névoa salina), conforme Norma pode ter Grau 4 (144 horas), Grau 3 (72 horas), Grau 2 (48 horas), Grau 1 (24 horas), ao final dos testes o revestimento não deverá apresentar alterações e o funcionamento do produto também não pode ser alterado. Grau de Segurança - refere-se a resistência da lingueta quando submetida a uma força de arrombamento, podendo ser máximo (portas externa, interna e banho), muito alto (portas externa, interna e banho), alto (portas externa, interna e banho), médio ( portas externa, interna, banho) e mínimo (portas interna e banho).

As fechaduras tem resistência a Maresia?

Os metais que demonstram maiores durabilidades são o alumínio, o aço inox e o latão. Para efeito de prolongar a vida do produto a Aliança recomenda uma limpeza mínima a cada 3 ou 4 semanas, utilizando uma flanela umedecida em água e um pouco de sabão neutro, secando posteriormente com uma flanela seca e limpa.

Qual o regulador recomendado para utilizar em um fogão doméstico ou industrial?

Para dimensionar o regulador correto, é necessário verificar a pressão e vazão de trabalho do aparelho de queima, o tipo de gás (GLP ou GN) e as conexões de entrada e saída da instalação. (não esqueça de verificar a quantidade de gás fornecido)

Qual a diferença entre o regulador de estágio único, primeiro estágio e segundo estágio?

Estágio Único: A pressão é reduzida diretamente para a pressão de operação do aparelho de queima  1º / 2º Estágio: A pressão é reduzida para um valor intermediário (1º estág.) e em seguida reduzida novamente para a pressão de operação do aparelho de queima (2º estág.)

A função do regulador para gás é regular a vazão?

A ÚNICA função do regulador para gás é regular a PRESSÃO conforme a sua necessidade de instalação. ( O Regulador não tem a função de bloquear o fluxo de gás)

Qual o diâmetro da tubulação que deve ser utilizado na instalação?

  O diâmetro da tubulação deve ser definida conforme o consumo de gás da instalação, a distância entre a bateria de gás e os pontos de queima e a pressão que está no sistema (verificar norma de instalação NBR 15.526)

Qual a validade do regulador doméstico?

  A validade dos Reguladores Aliança são de 05 anos, conforme portaria do INMETRO nº 06, de 08 de janeiro de 2013.    Caso o regulador seja violado, alterado ou utilizado de forma incorreta,  essa validade não estará mais vigente.

Qual a função do furo na tampa do regulador?

Todos os reguladores para gás possuem um furo na tampa que é o Respiro de Ar. Através desse Respiro o diafragma de borracha pode trabalhar e consequentemente regular a pressão de saída.

ATENÇÃO - Pelo respiro do regulador APENAS pode haver saída de AR.

 

NUNCA obstruir o furo do Respiro de Ar

O regulador  para gás GLP pode ser utilizado em GN?

 O Regulador para Gás GLP não pode ser utilizado em uma instalação de GN, pois as regulagens da peça são incompatíveis com a necessidade  da instalação. (Pressão de Trabalho GN = 220mmca / Pressão de trabalho GLP = 280mmca)

 

ATENÇÃO - Caso seja utilizado um regulador para gás GLP em uma instalação GN, ou vice-versa, a validade não estará mais vigente

Qual a diferença entre os reguladores 504/01, 505/01 e 506/01?

504/01 - Regulador doméstico 1,0 kg/h GLP, possui o maior corpo da categoria de 1,0kg/h e pode ser utilizado até 5,0m de distância do botijão até o fogão 

505/01 - Regulador doméstico 1,0 kg/h GLP, possui um corpo menor e pode ser utilizado até 5,0m de distância do botijão até o fogão  

506/01 - Regulador doméstico 2,0 kg/h GLP, possui a fixação da tampa com parafuso e pode ser utilizado até 10,0m de distância do botijão até o fogão

ATENÇÃO - Todos os modelos (505/1, 504/1 e 506/1) podem ser utilizados em fogões domésticos de 4,5 ou bocas

Existe posição correta para instalar o Regulador para gás?

  O regulador para gás pode ficar em qualquer POSIÇÃO, respeitando SEMPRE o sentido do fluxo de gás que está gravado na peça.

A 90 ANOS FAZENDO HISTÓRIA - QUALIDADE, DESIGN E SEGURANÇA